Seu namorado finalmente faz aquele tão esperado pedido. Mas, desde o noivado até a sonhada data do casamento, muitos nem imaginam a lista de preparativos. Buffet, lembranças, fotografia e vídeo, salão, lista de convidados, vestido de noiva, ensaio de fotos, bolo: a quantidade de exigências para uma cerimônia e festa incrível é imensa.

Para não se perder nessa tarefa, confira aqui todos os pontos e passo a passo para a organização do casamento até que os pombinhos estejam finalmente juntos. Alguns deles podem variar, dependendo do gosto e do estilo de celebração que os noivos desejam.

Passo a passo para a organização do casamento
Passo a passo para a organização do casamento.

Lista de convidados:

Quando se pensa em uma comemoração de casamento, é preciso, primeiramente, analisar com quem vocês esperam compartilhar esse momento. Alguns noivos preferem fazer algo mais íntimo, para, no máximo, 50 amigos e familiares.

Já outros se preparam para receber muito mais gente, até 350 ou 400 convidados.  E ter isso em mente é importante para saber o estilo de recepção que será feito. Assim, os noivos conseguem montar uma planilha de organização do casamento mais adequada.

Lista de convidados
Lista de convidados

Local:

Ao mesmo tempo em que contabiliza o número de convidados, é essencial também decidir onde será realizada a cerimônia e a festa. Casais religiosos mais tradicionais costumam sonhar com a organização de um casamento com entrada na igreja.

Há ainda os que, mesmo seguindo alguma crença, escolhem levar o celebrante para outro ambiente, como uma fazenda, praia ou até mesmo um salão. Mesmo nesses casos, é possível organizar algo com pouco dinheiro, de maneira simples e barata.

Organização de casamento na igreja
Organização de casamento na igreja

Buffet:

O cardápio e aquilo que seus convidados irão consumir devem ser pensados com muito cuidado. O horário do casamento e seu local podem ser decisivos para eleger o que oferecer para comer.

  • Será um jantar completo?
  • Terão apenas canapés ou salgadinhos?
  • Que tipos de bebidas estarão inclusas? Suco, refrigerante, vinho, cerveja, champagne, coquetéis estão apenas entre algumas opções.
Buffet Casamento
Buffet Casamento

Bolo e doces:

Embora também sejam itens comestíveis, o bolo e os doces não costumam fazer parte da lista de alimentos do buffet. Portanto, essa parte pode ser feita, algumas vezes, por você ou por alguém de sua confiança.
Mas você também pode contratar fornecedores somente de cada um deles, separadamente. Esses itens, assim como o famoso bem-casado, não podem faltar de jeito nenhum na lista de preparativos para o casamento.

Bolo e doces Casamento
Bolo e doces Casamento

Decoração:

Ao definir o local, na verdade, muitos já começam a projetar como ele será decorado. E esse é um detalhe que faz toda a diferença na hora do casamento. Há ainda os que preferem fazer algo mais temático ou voltado para contar um pouco da trajetória do casal.

De qualquer forma, decoração é um item essencial, que pode ser feito tanto por empresas especializadas quanto pelos próprios noivos. Mesmo na organização de casamento simples e barato, não dá para deixar de pensar nessa parte.

Decoração noiva casamento

Trajes dos noivos:

Para o homem, escolher a roupa do casamento não é uma tarefa tão difícil. A maioria opta pelo tradicional mesmo: terno. As mulheres também seguem essa mesma linha e preferem o vestido, de preferência branco.

Mas as opções para noiva costumam ser maiores, já que há diversos estilos disponíveis. E ainda é preciso decidir se será alugado, comprado ou feito sob medida. Ao pensar na organização de casamento passo a passo, o vestuário tem prioridade total.

Trajes dos noivos
Trajes dos noivos

Convite:

Comunicar aos seus convidados a data e horário do casamento é imprescindível. Do contrário, ninguém irá comparecer. E isso pode ser feito de diversas formas: pela Internet, telefone, com o convite de casamento impresso ou digital.

As versões online estão se popularizando atualmente, mas ainda assim, é necessário planejar o design, conteúdo e a forma de fazer seu recado chegar a seus amigos e familiares. Na lista de preparativos para o casamento, inclua sempre o tipo de convite que deseja.

Convites de casamento
Convites de casamento

Lembrancinhas:

Uma questão cultural das festas brasileiras é a de dar pequenos mimos para os que prestigiam sua festa ou cerimônia. Sendo assim, preparar lembrancinhas acaba sendo outra questão inclusa na organização do casamento.

Muitos se decidem pelos chinelos e outros itens personalizados, já que ficam do jeito que os noivos desejam. E, geralmente, pode-se colocar uma foto ou o nome do casal em todos os artigos. A melhor parte é que algumas empresas fazem esse serviço por você – como a Santa Lembrancinha.

lembrancinhas de casamento
lembrancinhas de casamento

Fotografia e vídeo:

Registrar o casamento é quase que obrigatório atualmente. E, como familiares e amigos geralmente estão curtindo e aproveitando a festa, a melhor solução é contratar um profissional para isso.

Fora que os fotógrafos e cinegrafistas experientes conseguem capturar bem mais a emoção dessa data que algum parente seu. Portanto, na hora de preparar o casamento, evite economizar com algo tão importante.

Fotografia e vídeo casamento
Fotografia e vídeo casamento

Alianças, lua de mel, dia da noiva, limusine para conduzir o casal e outros pormenores também podem fazer parte da organização do casamento. Definir um estilo ou tema já é um primeiro passo essencial.

O restante deve ser acompanhado por meio de uma lista de preparativos. Não se esqueça de verificar se tudo isso cabe no seu orçamento. Depois de tudo pronto, é só aproveitar o instante. E, se precisar de ajuda, a Santa Lembrancinha está aqui para isso.

+
+
+
+
+
+
+
+
Organização do casamento: saiba a lista de preparativos para uma cerimônia simples e barata
5 (100%) 12 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *