Adiar o casamento por conta da Covid 19? Confira 10 dicas

Adiar o casamento, um momento tão especial e único na vida de qualquer pessoa, nunca é algo fácil. Se você precisou fazer isto devido a atual pandemia provocada pelo COVID-19, com certeza esta é uma situação complicada. Mas não se preocupe, a boa notícia é que com um pouco de planejamento e algumas medidas de reorganização, é possível transferir a sua cerimônia sem dor de cabeça. Por isto veja a seguir 10 dicas para tirar de letra este desafio.

Não desista de seu sonho

Foto de Beatriz Pérez Moya

Em primeiro lugar, se tiver que adiar o casamento não desanime a ponto de querer cancelar a festa. Tudo é uma questão de sentar para conversar com todos os envolvidos na organização da cerimônia e pensar em uma nova data para o dia do sim.

Tudo bem que o atual panorama da pandemia de COVID-19 ainda é incerto. Mas independentemente do que possa acontecer no futuro, a transferência da data dá um fôlego para planejar tudo se adequando a nova situação.

Trabalhe em conjunto para encontrar soluções

Na medida em que o adiamento é imprescindível falar com todos os fornecedores de produtos e serviços. Fatores como o Buffet, a decoração, a ambientação e a música para a festa devem ser repensados no caso de uma transferência de data. Assim, será mais fácil encontrar um espaço na agenda de todos para remarcar a festa sem problemas.

Que tal considerar uma data alternativa?

Existem dias e meses que são, naturalmente menos concorridos para fazer uma festa de casamento. Por exemplo, datas entre setembro e outubro geralmente tem mais espaços disponíveis para a realização da cerimônia.

Ao adiar o casamento, veja se você consegue encaixar a cerimônia para algum dia dentro deste espaço. Além de ser mais fácil, os preços também podem ser mais flexíveis. Assim, todos os esforços feitos até o momento não serão desperdiçados.

O Micro Wedding também pode ser uma opção

Foto de Jeremy Wong Weddings

Você já ouviu falar em Micro Wedding? Esta é uma tendência que pode ajudar muito enquanto a pandemia de COVID-19 continua. Trata-se de uma festa menor e mais compacta, em um local que comporte até 50 convidados.

Mesmo se tiver que adiar o casamento, dependendo da época em que a cerimônia será feita esta pode ser sua melhor escolha. O ideal é que os noivos conversem e decidam se é possível abrir mão do número de convidados e remodelar a festa para este estilo.

Não posso mais adiar, e agora?

Em alguns casos, não será possível adiar o casamento. Calma, mesmo diante deste panorama, há soluções. Pessoas gripadas ou com sintomas de coronavírus não devem comparecer a festa. Além disto, é preciso respeitar as regras de distanciamento social e higienização. Por fim, mas não menos importante, deve-se evitar o contato ao cumprimentar as pessoas.

Repense o ambiente

Foto de Shardayyy Photography

A partir de agora, algo que deve ser prioritário com relação ao adiar o casamento é repensar no espaço em que a festa será realizada. O ideal é que se trate de um espaço ventilado, que seja preferencialmente em locais abertos.

Pense nisto na hora de marcar sua nova data. É bacana pensar em épocas do ano mais quentes para fazer isto, recorrendo a alternativas como os chamados almoços de casamento.

Comunicando a nova data

Outra dica importante é deixar os convidados cientes de quando será a nova data para a sua cerimônia. Para fazer isto, uma dica interessante é refazer o convite por meio de uma arte digital. Assim você não vai gastar mais para fazer de novo por meio impresso.

Tenha em mente que, mesmo que o fato de adiar o casamento seja uma situação bastante chata e incomum, todos os convidados compreenderão seus motivos. Por isto comunicar a nova data de forma online não tem mal algum.

Para datas que ainda estão longe

Se no atual momento seu casamento ainda tem um intervalo de tempo maior para ocorrer, de até seis meses, por exemplo, tenha a calma. Pode ser que você não precise adiar ou desmarcar a festa. O mais importante é manter suas esperanças e ficar de olho em como está a situação da pandemia de COVID-19. Agora, se ficar mais perto da data marcada e a situação não melhorar, aí sim a questão da transferência de data deve ser discutida.

Saúde e prevenção como prioridade máxima

Sempre que bater aquela tristeza por adiar o casamento devido ao coronavírus, lembre-se de que os motivos para fazer isto são muito importantes. Você está dando oportunidades a todos os presente de cuidarem de sua saúde e aproveitar melhor a festa no futuro.

O mais importante é ficar de olho nas recomendações atualizadas da Organização Mundial da Saúde (OMS). O panorama muda constantemente, e a solução ideal para aproveitar este dia especial ao máximo pode estar mais perto do que se imagina.

Comemore seu amor na mesma data

Foto de Nathan Dumlao

Mesmo sem festa você ainda pode tornar a data original de seu dia de casamento especial. Para isto faça uma cerimônia a dois, declarando seu amor antes de uma festa oficial. Ao mesmo tempo, pense nas questões de remanejamento da festa, e como vocês poderão curtir esta linda celebração perto de todos os que vocês amam.

Enquanto estiverem a dois, pensem em um local especial. Pode ser uma praia, no campo, ou em um lugar que signifique muito para a história de vocês. Trate este momento como um pré-casamento, onde o companheirismo dos noivos e o otimismo para a festa permanecerão.

Por fim

Estas são algumas dicas que podem ajudar muito a você, que precisou adiar o casamento por conta da pandemia de COVID-19. Saiba que há muitas pessoas passando pela mesma situação, e que o mais importante é manter a calma e a serenidade. Mesmo que tudo pareça ruim agora, sem dúvidas será possível aproveitar uma linda cerimônia no futuro.

Leve estas dicas em consideração e conte com a ajuda de todas as pessoas que fazem parte da festa e da vida de vocês. Isto vai fazer toda a diferença para o dia mais especial de sua vida.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *